Tema: JEJUM
Profº Diácono Cristiano
JEJUAR significa abster-se totalmente ou parcialmente de alimentos por um período de tempo com um proposito especifico. Tem sido praticado por muitos em todas as épocas, em muitos países, cultura e religião. O jejum é tratado por Jesus como uma disciplina natural para vida do crente. Objetivo do jejum é a elevação da sensibilidade espiritual.
No Velho testamento, os judeus tinham um dia de jejum instituído: o dia da Expiação Lv. 16.31 e 23.27, que também ficou conhecido como o dia do jejum Jr. 36,6 e ao qual Paulo se referiu como "o jejum" At. 27,9. Mas em toda a Bíblia NÃO há uma única ORDEM acerca do jejum.
Propósito do Jejum:
* Santificação Individual: ( Salmo 69,10; 35,13). O Jejum é um corretivo divino; prepara-nos, quebra o orgulho e humilha a alma.
* Para que Deus nos ouça: ( Esdras 8,21-23: Neemias 9,1-3). O Jejum da poder ás orações. A oração é a guerra contra as forças opositoras. O Jejum expressa, profunda e confirma o que pedimos para o reino de Deus.
*Para fazer com que Deus mude a direção das coisas: ( Jonas 3,4-10). Aqui a cidade prevaleceu pelo JEJUM e oração.
* Para soltar os cativos e derrotar a Satanás ( Isaías 58,6; 49,24-25). O Jejum da força e poder contra Satanás. Obriga-o a soltar os homens que são seus escravos.
* Para receber Revelação: ( Daniel 9,2-3; 21-22). Necessitamos constantemente de revelaçãode Deus para nossas vidas.
* Para subjugar o corpo ( I Corintios 9,27; Êxodo 16,3; Números 11,4-5). O JEJUM nos ajuda a disciplinar o corpo. Os apetites do corpo são licitos, mas temos que tê-los sob controle; o físico submisso do espiritual.
Por que Jejuamos?
* Jesus Jejuava ( Mateus 4,2)
*Jesus Orientou e ensinou como jejuar ( Mateus 6,16-18)
*Em obediência a palavra de Deus ( Joel 2,12)
*Para pedirmos ao Senhor a sua proteção ( Esdras 8,21-23)
*Para sermos revestidos de autoridade ( Marcos 9,29)
*Para consolação em momentos de aflição, angustia e tristeza (II Samuel 1,12-26)
*Para estarmos preparado para situações defíceis ( Ester 4,16)
*Para ouvir a voz do Senhor ( Atos 13,1-2)
Tipos de Jejum
* Total: Dt 9,18; Et 4,16; Jn 3,5-8
* Jejum de alimentos: Mt 4,2
* Jejum Parcial: Dn 3,10
Começar o Jejum
Como começar e conduzir o seu jejum, irá determinar grandemente o seu sucesso. Seguindo estes passos básicos para o jejum, você irá tomar o seu tempo com o Senhor muito mais significativo e espiritalmente recompensador. Dedicação à oração e palavra.
* Propósito: Porque estamos jejuando?
* Compromisso: Qual será a duração do seu Jejum.
* Prepare-se Fisicamente: Consulte seu médico primeiramente, principalmente se você toma algum medicamento.
* Prepare-se Espiritualmente: O fundamento básico do jejum e oração é o arrependimento dos pecados não confessados irão bloquear as suas orações.
* Espere os resultados: Se você se humilhar sinceramente perante o Senhor, arrepender-se, orar e procurar a face de Deus; se você meditar consistentemente na sua palavra.
JEJUM é guerra, contra o diabo e contra a própria carne.
Conclusão
É muito importante para o fortalecimento espiritual e o fortalecimento da autoridade no mundo espiritual. O crente fiel deve praticá-lo sempre, acompanhando a oração. É um sacrifício a Deus que Ele recompensa, ouvindo nossas orações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário